Como Descrever a Personalidade de Uma Pessoa — Acordo Coletivo: Cidadania

Como Descrever a Personalidade de Uma Pessoa

Todos nós somos diferentes. Isso fica bem perceptível desde a infância na época de escola. Existem os mais tímidos e os mais extrovertidos. Os que gostam de aprontar e os que querem estudar.

Com o passar do tempo e convívio em outros ambientes como no trabalho, na família e nos relacionamentos vemos ainda mais como as pessoas são diferentes. Tem o detalhista, o palhaço, a dramática, o bagunçado, o do contra, o tímido, o centro das atenções e por aí vai.

Às vezes, notamos que dependendo do tipo de pessoa que estamos lidando temos uma dificuldade muito grande de comunicação. Por outro lado, existem aquelas com quem criamos uma afinidade incrível.

Isso tudo pode estar diretamente relacionado ao tipo de personalidade de cada um.

Às vezes chegamos a nos indispor com uma pessoa sem perceber que o motivo dela tirar você do sério não necessariamente é porque ela está querendo fazer isso de propósito. Pode ser apenas porque ela enxerga o mundo de uma forma diferente da sua.

Entender os tipos de personalidade ajuda no seu relacionamento com os outros e permite você aprender a como lidar melhor com cada um.

Uma outra vantagem é aprender a conhecer a si mesmo. Perceber como você é e como difere dos outros. Dessa forma, pode trabalhar melhor no seu próprio processo de melhoria e desenvolvimento pessoal.

Neste artigo quero abordar dois modelos para análise de personalidade.

MBTI (Myers Briggs Type Indicator)

O modelo mais conhecido de classificação dos diferentes tipos de personalidade é o teste MBTI. Foi criado por Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katherine Briggs e tem como base a teoria dos tipos psicológicos de Carl Jung.

No site do MBTI você encontra detalhes de como pode fazer o teste de personalidade onde constarão perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa e permitirão você conhecer a sua segundo os termos do modelo.

Esse modelo aponta a existência de quatro dicotomias, ou seja, dimensões de lados opostos.

1. Extrovertido (E) vs Introvertido (I)
Diz respeito à onde você prefere colocar a sua atenção no mundo. Você é uma pessoa extrovertida voltada para o mundo exterior ou é uma pessoa introvertida mais concentrada no mundo interior?

2. Sensoriais (S) vs INtuitivos (N)
Relacionado a como você recebe a informação. Os sensoriais dão preferência ao aprendizado proveniente dos sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato). Já os intuitivos dão mais valor em pensar sobre o problema do que na própria experiência de contato direto.

3. Racionais (T – Thinking) vs Sentimentais (F-Feeling)
Descreve como você toma decisões. Segue um pensamento lógico racional preferindo tomar uma decisão com base na análise dos pontos a favor e contra. Ou prefere tomar decisão com base no sentimento e relacionamento com outras pessoas com o intuito de manter harmonia.

4. Julgadores (J) vs Perceptivos (P)
Relativo ao seu estilo de vida e relacionamento com o mundo exterior. Você prefere uma vida mais organizada, estruturada e sob controle (J) ou uma vida mais flexível, espontânea e adaptativa (P).

Os 16 Tipos de Personalidade

A combinação de cada uma das quaro dicotomias vai indicar o seu tipo de personalidade. Daí surgem os dezesseis tipos existentes conforme segue. As características listadas abaixo foram obtidas diretamente do site do MBTI.

1. ISTJ (Introvertido, Sensorial, Racional, Julgador)
Sistemático. Factual. Organizado. Lógico. Detalhista. Consciente. Analítico. Responsável. Pragmático. Crítico. Conservador. Decisivo. Estável. Concreto. Eficiente.

2. ISFJ (Introvertido, Sensorial, Sentimental, Julgador)
Caloroso. Factual. Simpático. Detalhista. Confiável. Organizado. Minucioso. Consciente. Sistemático. Conservador. Realístico. Cuida. Prático. Estável. Solicito.

3. INFJ (Introvertido, Intuitivo, Sentimental, Julgador)
Visionário. Intenso. Repleto de insights. Criativo. Sensível. Busca harmonia e crescimento. Sério. Ama idiomas e símbolos. Perseverante. Inspirador.

4. INTJ (Introvertido, Intuitivo, Racional, Julgador)
Visionário. Inovador. Repleto de insights. Conceitual. Lógico. Procura entendimento. Crítico. Decidido. Independente. Determinado. Busca competência.

5. ISTP (Introvertido, Sensorial, Racional, Perceptivo)
Lógico. Analítico. Prático. Adaptável. Curioso. Legal. Observador. Solucionador de problemas. Exato. Realístico. Mão na massa. Variedade. Aventureiro. Independente.

6. ISFP (Introvertido, Sensorial, Sentimental, Perceptivo)
Gentil. Cuidador. Compassivo. Adaptável. Modesto. Estético. Idealista. Observador. Leal. Solicito. Realista. Paciente com detalhes. Espontâneo. Prazer na ação.

7. INFP (Introvertido, Intuitivo, Sentimental, Perceptivo)
Cuidador. Compassivo. Busca significado e harmonia. Criativo. Idealista. Empático. Inquisitivo. Gosta de ideias, linguagem e escrita. Independente. Adaptável.

8. INTP (Introvertido, Intuitivo, Racional, Perceptivo)
Lógico. Conceitual. Analítico. Objetivo. Desapegado. Crítico. Complexo. Curioso intelectualmente. Busca entendimento. Questionador. Adaptável. Independente.

9. ESTP (Extrovertido, Sensorial, Racional, Perceptivo)
Busca agitação. Ativo. Pragmático. Direto. Tranquilo. Observador. Concreto. Realista. Adaptável. Eficiente. Analítico. Solucionador de problemas. Espontâneo. Aventureiro. Experimentador.

10. ESFP (Extrovertido, Sensorial, Sentimental, Perceptivo)
Energético. Sociável. Prático. Amigável. Cuidador. Expressivo. Aberto. Entusiasmado. Busca agitação. Espontâneo. Repleto de recursos. Adaptável. Observador. Mão na massa. Generoso. Divertido e amoroso.

11. ENFP (Extrovertido, Intuitivo, Sentimental, Perceptivo)
Entusiástico. Imaginativo. Energético. Criativo. Caloroso. Futurista. Individualista. Cuidador. Otimista. Focado nas possibilidades. Aberto. Espontâneo. Divertido

12. ENTP (Extrovertido, Intuitivo, Racional, Perceptivo)
Energético. Inventivo. Entusiástico. Abstrato. Lógico. Teórico. Analítico. Complexo. Orientado a mudanças. Global. Independente. Adaptável.

13. ESTJ (Extrovertido, Sensorial, Racional, Julgador)
Organizador. Lógico. Assertivo. Voltado a fatos. Decisivo. Prático. Orientado a resultado. Analítico. Sistemático. Concreto. Crítico. Responsável. Senso comum.

14. ESFJ (Extrovertido, Sensorial, Sentimental, Julgador)
Socialmente ativo. Caloroso. Harmonizador. Cuidador. Entusiástico. Empático. Orientado à pessoas. Prático. Responsável. Concreto. Consciente. Cooperativo. Apreciativo. Leal.

15. ENFJ (Extrovertido, Intuitivo, Sentimental, Julgador)
Socialmente ativo. Entusiástico. Harmonizador. Expressivo. Caloroso. Idealista. Empático. Orientado à possibilidades. Cooperativo. Imaginativo. Consciente. Apreciativo.

16. ENTJ (Extrovertido, Intuitivo, Racional, Julgador)
Organizado. Planejador. Visionário. Decidido. De iniciativa. Conceitual. Estratégico. Sistemático. Assertivo. Crítico. Lógico. Organizado. Voltado para melhoria e conquistas.

Os quatro temperamentos

Uma das grandes vantagens do modelo MBTI é não só você conhecer a sua própria personalidade mas também conhecer a personalidade das outras pessoas com quem você convive. Assim, pode saber como se adaptar e se relacionar melhor com cada uma.

Mas nesse sentido existe um grande problema no modelo. É um número grande de tipos de personalidade e as siglas utilizadas não são de fácil memorização. Isso dificulta bastante utilizar o modelo na prática para esse fim pois acaba se tornando uma sopa de letrinhas na cabeça.

Por sorte, um renomado psicólogo David Keirsey, simplificou o processo agrupando os dezesseis tipos de personalidade em quatro grandes grupos de temperamento e criando um nome mais fácil de memorizar para cada um dos quatro grandes grupos e também para os dezesseis tipos de personalidade.

Para quem está começando com o modelo é uma mão na roda para entender melhor. Em especial para a pessoa que não é um profissional da área. Pode então iniciar tentando classificar as pessoas num dos quatro grandes grupos. Uma vez dominada essa parte, pode descer um nível e começar a fazer uso dos demais dezesseis tipos na prática.

1. Artesãos (SP)
Os artesãos são as pessoas com mais afinidade com as artes. Não apenas as belas artes como música, teatro e dança, mas a arte num contexto mais amplo considerando também as artes do atletismo, militar, política, mecânica, industrial e a arte dos negócios. Artesãos gostam de viver o momento. Amam trabalhar com as mãos e ferramentas. Geralmente são considerados encantadores por outros como a família, amigos e colegas.

Fazem parte deste grupo os seguintes tipos:

Promoters (ESTP)
Vivem de forma teatral. Demandam novas atividades e desafios. Otimistas e gostam de tomar riscos.

Crafters (ISTP)
Gostam de lidar com ferramentas, equipamentos e instrumentos de diferentes tipos.

Performers (ESFP)
Encantam os demais com sua calorosa presença, bom humor e habilidade para música, comédia e drama.

Composers (ISFP)
Em sintonia com seus sentidos possuem habilidade para trabalhar com cores, tons, texturas, aromas e sabores.

2. Guardiões (SJ)
São o pilar da sociedade por possuírem um temperamento para servir e preservar nossas mais importantes instituições sociais. Possuem habilidade para gerenciar mercadorias e serviços. Cuidam com habilidade da família, comunidade, escolas, igrejas, hospitais e negócios. Divertem-se com amigos mas colocam grande peso nas suas responsabilidades. Orgulham-se de dar conta do trabalho a ser feito. Valorizam as leis, a ordem, a autoridade e a tradição. Trazem estabilidade para a sociedade.

Fazem parte deste grupo:

Supervisor (ESTJ)
Sociáveis, gostam de assumir a liderança de grupos. Participam de diferentes clubes e organizações.

Inspector (ISTJ)
Observam para que leis e regras sejam seguidas e respeitadas. São os guardiões das instituições.

Provider (ESFJ)
Preocupam-se em garantir que as necessidades dos outros sejam bem atendidas. Gostam do trabalho social e são muito presentes em escolas, igrejas e associações.

Protector (ISFJ)
Seu interesse primário está na segurança e proteção das pessoas.

3. Idealista (NF)
Apaixonados por crescimento pessoal e desenvolvimento. Querem descobrir como podem se tornar melhor. Querem ajudar outros crescerem na sua jornada. Gostam de trabalhar com pessoas em funções como educação e jornalismo. Frequentemente servem de inspiração para outros.

Fazem parte deste grupo:

Champions (ENFP)
Enxergam a vida como uma drama. Cheio de possibilidades para o bem e o mal. Querem viver diferentes experiências e conhecer pessoas fascinantes.

Healers (INFP)
Se apresentam de forma calma e serena. Buscam mediar conflitos que dividem grupos em prol da harmonia.

Teachers (ENFJ)
Possuem talento natural para ensinar e favorecer o crescimento e aprendizado dos outros.

Counselors (INFJ)
Possuem um forte desejo de contribuir com o bem-estar alheio. Guiam as pessoas para o desenvolvimento do seu potencial.

4. Racional (NT)
Os racionais são do tipo que gostam de resolver problemas. Especialmente problemas que envolvem sistemas complexos. Endereçam problemas tanto em sistemas orgânicos como plantas e animais como em mecânica e computadores, e em sistemas sociais como a família, empresas e governo. Gostam de analisar e descobrir como fazer melhor.

Fazem parte deste grupo:

Fieldmarshal (ENTJ)
Devotados ao trabalho, geralmente crescem em organizações e apreciam se tornar executivos. Excelentes administradores nos mais diferentes ramos de atividade.

Mastermind (INTJ)
Planejadores, preparam-se para as mais diversas situações. Têm em mãos não somente o Plano A, mas o B, C e D se necessário.

Inventor (ENTP)
Desde criança, adoravam montar e desmontar mecanismos. Inovadores e empreendedores. Estão sempre buscando novos projetos.

Architect (INTP)
Designers por natureza. Analisam como é o mundo e bolam melhorias fazendo um redesenho do que percebem.

Explicar o ser humano não é tarefa simples. Por sorte, com a ajuda desses modelos temos uma forma de facilitar esse trabalho. Mas o mais importante é nunca esquecer que todas as pessoas são diferentes e cada uma tem suas particularidades. Os modelos servem para ajudar mas não para serem levados ao pé da letra de maneira quadrada. No final das contas, cada um é cada um.

Se você gostou desse artigo e quiser receber minhas dicas de desenvolvimento pessoal é só deixar seu e-mail aqui.

Grande abraço! Juan

Todos nós somos diferentes. Isso fica bem perceptível desde a infância na época de escola. Existem os mais tímidos e os mais extrovertidos. Os que gostam de aprontar e os que querem estudar. Com o passar do tempo e convívio em outros ambientes como no trabalho, na família e nos relacionamentos vemos ainda mais como […]

via Como Descrever a Personalidade de Uma Pessoa — Acordo Coletivo: Cidadania

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s