Vamos separar esse post em 2, para facilitar
Nós vamos nos focar nos mitos canônicos. Lógico que vamos comparar com as aparições da série, mas sempre trazendo o que é canônico nas lendas.


Striga na lenda

Uma Striga (ou Estrigue) é um ser humano sempre do sexo feminino que se transformou em um monstro após um de seus pais terem sido amaldiçoados. A striga perde totalmente a capacidade de manifestar quaisquer sentimentos. Ela sente apenas necessidades básicas e é guiada por raiva aos humanos e fome. Ela aparece apenas em lua cheia, quando sai de sua cripta, ela apresenta grande força e velocidade.
Striga nos games e séries de The Witcher
Nos Games, sua aparência é fiel ao descrito nos livros: um monstro imundo e musculoso que corre de quatro; tem uma mandíbula que vai de orelha a orelha, e ostenta garras destrutivas. Na série, contudo, a aparência da criatura foi alterada. Na série a imagem é bem mais humanizada.
Talvez ainda mais assustadora na série, a Striga ganhou um corpo relativamente humanoide, com um rosto monstruoso e menos “Animal”. Com uma pele viscosa, preta e retorcida, ainda possui uma espécie de cordão umbilical que arrasta como um tentáculo. Entretanto esse detalhe seja muito mais uma característica da condição específica da striga do 3 episódio.
Em breve mais postagens sobre a série The Witcher e sobre as lendas em fonte canônica.